top of page

ENEA GYN

O Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (ENEA) é um evento promovido pela Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA) como fechamento do ciclo de eventos da federação e sendo o momento de máxima articulação desta. Nesse encontro são abordadas questões de ensino, pesquisa, extensão e centros acadêmicos de estudantes de todo o país a fim de trocar experiências e trabalhar em conjunto para articulação da FeNEA que se coloca como instância de convergência e representatividade dos alunos.


O Evento

Assim, no ano de 2017 o evento foi realizado em Goiânia, numa iniciativa dos alunos da regional centro. Ele comportou cerca de 600 participantes e trabalhou a temática “Da utopia planejada a cidade mercadoria”, sabendo do processo históricos de planejamento da cidade de Goiânia até a atual situação de especulação imobiliária e domínio do capital.


O alojamento dos participantes era uma chácara distante do centro da cidade e de diversas atividades planejadas e com infraestrutura voltada para eventos finos como casamentos e festas. Isso implicou em grandes tempos de deslocamentos para as atividades e falta de contato com a realidade local, configurando certo isolamento.


Discussões

As principais mesas abordaram políticas públicas, a relação entre campo e cidade, déficit habitacional e participação popular. Uma importante atividade do evento são os momentos FeNEA, que são discussão acerca das atividades relativas a mesma e ao ensino de arquitetura, como os Centros Acadêmicos (CA) e Diretórios Acadêmicos (DA), Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU), mercantilização do ensino, desvalorização do estágio e reflexos psicológicos não naturais decorrentes do processo de aprendizado de arquitetura.


Vale destacar que esses momentos coincidiam muitas vezes com outras atividades, o que justificava o esvaziamento de muitos quando ele deveria ser pleno, e suas deliberações foram colocadas na plenária final. A plenária final teve duração de 11 horas e contou com aproximadamente 100 participantes e todos os diretores da federação presentes no evento.


As principais questões abordadas foram a Carta Manifesto dos Estudantes da Bahia que aborda várias das questões discutidas no ENEA e exemplifica a força da articulação estudantil (em anexo), a mudança de calendário anual, indicações de gestão para o próximo ano e questões financeiras relativa a outros eventos e ao mesmo além dos principais produtos dos momentos Fenea.


O Escritório Modelo

Um dos momentos FeNEA é a mostra EMAU, que contou com dois períodos de apresentação (manhã e tarde) onde puderam ser apresentados trabalhos desenvolvidos ou a organização interna dos escritórios modelos de todo o país e trocar experiências sobre as suas vivências acadêmicas e extensionistas.


Comparando o momento com o SeNEMAU (Seminário Nacional dos Escritórios Modelos de Arquitetura e Urbanismo) é interessante ver que no seminário o número de participantes de EMAU é maior, porém o número de EMAUS é menor, logo muitas das discussões do ENEAforam repetidas em relação ao SeNEMAU mostrando a necessidade de articulação dos escritórios modelos. Vale destacar também que mesmo com problemas semelhantes e desejo de mudança, nenhuma ação foi deliberada nesse momento, apenas em uma segunda reflexão sobre EMAU em outro momento FENEA incorreu uma lista de iniciativas colocadas sem necessariamente deliberações.



De tudo isso, o que nós levamos para o Escritório Modelo?

Dessa experiência de sete dias, muitas coisas foram desenvolvidas, mas ficam como principais a aproximação com as reais atividades da FeNEA e da realidade de outras faculdades principalmente em momentos FeNEA, a interação com os EMAUS e decisões acerca de como prosseguir agora que entendemos nossas semelhanças e diferenças e discussões sobre a temática proposta e aproximação com os debates realizados e com a cidade real da qual se falava que apresenta contextos e configurações urbanas e arquitetônicas diferentes das conhecidas.


Ata da plenária final:

https://drive.google.com/file/d/0B9k7CtBoHAdRdjZ6VVJWek1QX3c/view



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page