GT Moçambique

O GT Moçambique teve início no 1º semestre de 2012, em forma de workshop, para atender à demanda emergente de um centro institucional (que, ao longo do processo demonstrou-se ser muito mais do que isso). A ONG que contatou o Mosaico, chamada Vida para África, desenvolve programas pedagógicos para crianças em Moçambique com o objetivo de preencher a falta de subsídio e oferta de educação primária e infantil no país.

Aliado à articulação constante da ONG com o poder público, o resultado do projeto desenvolvido no workshop resultou na conquista do terreno no 1º semestre de 2013.

Até esse momento entrou-se em uma outra etapa de desenvolvimento do grupo de trabalho, agora de imersão teórica e aproximação da cultura, pesquisa de técnicas construtivas e materiais locais, convidando pessoas que já foram ao país ou que tiveram algum contato com essa realidade tão distante da nossa.

A conquista do terreno e o envio das coordenadas corretas, esclareceu muito a 2ª etapa de projeto, que foi adequada à topografia real, aos acessos principais, a transformações e impactos específicos na comunidade real próxima ao terreno.

Em fevereiro de 2014, um integrante do grupo viajou ao país. Com isso muitas dúvidas foram esclarecidas, porém outros questionamentos também surgiram.

Terminado o processo de concepção e início do detalhamento do projeto, lutou-se de forma conjunta com a ONG desenvolvendo-se um projeto executivo e alguns projetos complementares necessários.

© 2017 Mosaico - Escritório Modelo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now