SeNEMAU
O Seminário Nacional de Escritórios Modelos de Arquitetura e Urbanismo, organizado sempre em uma cidade diferente pelo EMAU local, é o momento em que os EMAU's em atividade e os futuros EMAU's debatem sobre a produção dos escritórios, ensino, extensão, com muitas discussões, palestras e vivências.
Uberlândia
2019
Até onde vai a sua autonomia?
"Em quais espaços temos de fato autonomia? Por que precisamos de autonomia? Como podemos conquistar autonomia? Qual o impacto da autonomia na vida em comunidade? Como a arquitetura e o urbanismo podem contribuir para os processos de conquista de autonomia? E como o incentivo a autonomia pode transformar a cidade? (...)" (Equipe SeNEMAU UDI)
Anápolis
2017
Entremeios | Entre a cidade que é, e o que parece ser
"(...) a noção de cidade ideal para alguns, certamente não é para todos. Na tentativa de coexistir o que há de melhor nas grandes e pequenas cidades, o que temos como resultado é capaz de suprir as necessidades de todos? Entre dois lados, as cidades médias brasileiras se encontram em um meio difícil de se decifrar. Sendo assim, em uma cidade em meio a tantas dualidades, é possível dizer que ela realmente é o que parece ser?" (Equipe SeNEMAU Anápolis)
Direito à cidade
"Os espaços deveriam por princÃpio representar um suporte à cidade e estimular ações de dimensão polÃtica para além da dimensão funcional, democratizando-a. Os espaços devem de fato ter potência de enfrentamento da metrópole que é hoje um lugar que não nos acolhe e devem servir de referências mais potentes de paisagem. Devem proporcionar um convite de reflexão, dando legibilidade à s iniciativas que já acontecem e que desencadeiam mudanças coletivas significativas de pensamento." (Equipe SeNEMAU SP)
PoA
2013
Autonomia, aproximação e arte
"Cada vez mais nos deslocamos do viver autônomo. A transformação do espaço nas grandes cidades é determinada por instâncias de poder polÃtico, econômico e técnico muito abrangentes aos quais a população não tem acesso, sendo assim heterônima, ou seja, seus reais usuários não são capazes de controlá-la." (Equipe SeNEMAU PoA)
São Luís 2018
Subverter Discursos e Protagonizar Processos
"(...) nos propomos a ouvir, se aproximar, valorizar e dar protagonismo a discursos alternativos, subversivos, não hegemônicos, populares e tradicionais visando enfrentar a dominação de uma classe sobre outras e sua exploração tão fortemente marcada no espaço construído, propondo compreender a produção do habitat como um processo coletivo, aberto e democrático, baseado no diálogo horizontal entre saberes e fazeres compartilhados."
(Equipe SeNEMAU São Luís)
​
Cuiabá
2016
O direito à cidade para além do perÃmetro urbano
"Na contemporaneidade a cidade se consolida como espaço central das decisões polÃticas e o processo de urbanização atua territorialmente tanto no espaço urbano quanto no espaço rural, modificando intensamente ambos. (...) Estaria o direito à cidade restrito aos perÃmetros urbanos?" (Equipe SeNEMAU Cuiabá)
Floripa
2014
Fazer a cidade | Refazer a nós mesmos
"O tipo de cidade que é construÃda depende do tipo de pessoa que queremos ser (...) A compreensão do contexto econômico, social, cultural e espacial no qual se inserem as relações de produção arquitetônica possibilita a formação de arquitetos e urbanistas cientes da necessidade de desenhar, projetar e construir em conjunto com as comunidades." (Equipe SeNEMAU Floripa)