SeNEMAU


O Seminário Nacional de Escritórios Modelos de Arquitetura e Urbanismo, organizado sempre em uma cidade diferente pelo EMAU local, é o momento em que os EMAU's em atividade e os futuros EMAU's debatem sobre a produção dos escritórios, ensino, extensão, com muitas discussões, palestras e vivências.

SeNEMAU Uberlandia
 Uberlândia 
2019

Até onde vai a sua autonomia?

"Em quais espaços temos de fato autonomia? Por que precisamos de autonomia? Como podemos conquistar autonomia? Qual o impacto da autonomia na vida em comunidade? Como a arquitetura e o urbanismo podem contribuir para os processos de conquista de autonomia? E como o incentivo a autonomia pode transformar a cidade? (...)" (Equipe SeNEMAU UDI)

Anápolis
2017

Entremeios Entre a cidade que é, e o que parece ser

"(...) a noção de cidade ideal para alguns, certamente não é para todos. Na tentativa de coexistir o que há de melhor nas grandes e pequenas cidades, o que temos como resultado é capaz de suprir as necessidades de todos? Entre dois lados, as cidades médias brasileiras se encontram em um meio difícil de se decifrar. Sendo assim, em uma cidade em meio a tantas dualidades, é possível dizer que ela realmente é o que parece ser?" (Equipe SeNEMAU Anápolis)

SP
2015

Direito à cidade

"Os espaços deveriam por princípio representar um suporte à cidade e estimular ações de dimensão política para além da dimensão funcional, democratizando-a. Os espaços devem de fato ter potência de enfrentamento da metrópole que é hoje um lugar que não nos acolhe e devem servir de referências mais potentes de paisagem. Devem proporcionar um convite de reflexão, dando legibilidade às iniciativas que já acontecem e que desencadeiam mudanças coletivas significativas de pensamento." (Equipe SeNEMAU SP)

PoA
2013

Autonomia, aproximação e arte
"Cada vez mais nos deslocamos do viver autônomo. A transformação do espaço nas grandes cidades é determinada por instâncias de poder político, econômico e técnico muito abrangentes aos quais a população não tem acesso, sendo assim heterônima, ou seja, seus reais usuários não são capazes de controlá-la."  (Equipe SeNEMAU PoA)

SeNEMAU SLZ
São Luís 2018 

Subverter Discursos e Protagonizar Processos

"(...) nos propomos a ouvir, se aproximar, valorizar e dar protagonismo a discursos alternativos, subversivos, não hegemônicos, populares e tradicionais visando enfrentar a dominação de uma classe sobre outras e sua exploração tão fortemente marcada no espaço construído, propondo compreender a produção do habitat como um processo coletivo, aberto e democrático, baseado no diálogo horizontal entre saberes e fazeres compartilhados."

(Equipe SeNEMAU São Luís)

Cuiabá
2016

O direito à cidade para além do perímetro urbano

"Na contemporaneidade a cidade se consolida como espaço central das decisões políticas e o processo de urbanização atua territorialmente tanto no espaço urbano quanto no espaço rural, modificando intensamente ambos. (...) Estaria o direito à cidade restrito aos perímetros urbanos?" (Equipe SeNEMAU Cuiabá)

Floripa
2014

Fazer a cidade | Refazer a nós mesmos
"O tipo de cidade que é construída depende do tipo de pessoa que queremos ser (...) A compreensão do contexto econômico, social, cultural e espacial no qual se inserem as relações de produção arquitetônica possibilita a formação de arquitetos e urbanistas cientes da necessidade de desenhar, projetar e construir em conjunto com as comunidades." (Equipe SeNEMAU Floripa)