GT Vire a Página
O GT Vire a Página tratou de um projeto de requalificação de uma sala de leitura em uma escola pública padrão, de ensino fundamental, em Taboão da Serra, ao lado da Rodovia Raposo Tavares.
A readequação envolveu proposta de um uso misto do mobiliário existente com novos móveis de material reciclável, desenvolvendo um espaço diferenciado na escola que promova a curiosidade e o interesse das crianças pela leitura.
Outra diretriz do projeto foi a necessidade acústica para diminuir o ruído externo à sala, provenientes dos corredores e da rodovia, o que dificultava a concentração e completa imersão na leitura.
O projeto visou trabalhar diretamente com as crianças propondo oficinas para que elas ajudem a criar e produzir este novo espaço. Sendo assim, a proposta foi apresentada para a coordenação da escola e alguns alunos, e passou por algumas adaptações para viabilizar a realização de forma econômica e colaborativa, tendo a comunidade local como elemento fundamental para a estruturação e execução do projeto. O objetivo do escritório foi estimular a autonomia e articulação dessa comunidade.