EMAU's, um projeto de resistência

August 10, 2017

No último mês de Julho aconteceu em Anápolis - GO o XXI Seminário Nacional de Escritórios Modelos de Arquitetura e Urbanismo. Durante o evento, surgiu a necessidade de que os escritórios produzissem documentos que afirmam a prática do EMAU e contestam as políticas atuais.

EMAU? 
Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU), é um projeto da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo que tem como perspectiva trabalhar junto à sociedade civil, assessorando demandas sociais sendo, também, um importante instrumento de formação.

 

Os documentos
Após longas discussões os Escritórios participantes decidiram pela produção de dois documentos: 


- Uma CARTA destinada aos EMAU's, como forma de divulgação das problemáticas, trabalhos em andamento e discussões do evento para todos os Escritórios Modelos ativos, principalmente aqueles que não puderam comparecer ao evento, sendo assim, uma sínteses das conclusões apontadas nos espaços de debate. 

 

- Um MANIFESTO destinado à sociedade civil, que expões as problemáticas atuais do ensino e da arquitetura, principalmente as que afetam diretamente a prática dos Escritórios. Alguns dos temas abordados foram a mercantilização do ensino, regularização fundiária, autonomia estudantil, entre outros.

 

Mutirão

Além dessa perspectiva política levantada  em grupo, os estudantes presentes, em parceria com a Associação Cultural e Artística de Anápolis (ACAA), realizaram um mutirão de reforma e manutenção do espaço com o intuito de garantir visibilidade a Associação e fortalecer o meio cultural da cidade. 

Durante dois dias foram discutidos e executados projetos de intervenção que contribuiram para a criação de espaços mais úteis e agradáveis. Os trabalhos executados envolveram a revitalização da fachada, um projeto paisagístico para o jardim e a construção de mobiliários para a sede da Associação.


Tendo em vista os documentos gerados, as discussões abordadas e o projeto executado, os Escritórios Modelos se provam ainda mais como instrumentos de luta social e de formação pessoal e acadêmica.

Nessa disputa de classes dominantes, que rodeia a formação do território e da identidade nacional, o EMAU é uma ferramenta dos movimentos sociais e das comunidades periféricas e marginalizadas que busca superar a hegemonia de produção das cidades por meio de ações coletivas e horizontais.

Dessa forma, "reafirmamos nosso compromisso político com a transformação da sociedade. Acreditamos enquanto Movimento EMAU que ainda temos muito a caminhar coletivamente, por isso colocamos a necessidade de ampliar o diálogo com as lutas sociais." (MANIFESTO DO MOVIMENTO EMAU, 2017)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Curso LabLaje: Dimensões do Intervir em Favelas, Desafios e Perspectivas

February 24, 2018

1/3
Please reload

Posts Recentes

November 13, 2017

August 15, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

© 2017 Mosaico - Escritório Modelo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now